O Futuro.

Como em anos anteriores, os alunos da ESIDM falaram, pelo seu voto, e democraticamente decidiram a lista que iria constituir a AEESIDM 2009/1010.
As minhas primeiras palavras não podem deixar de ir para a lista B, e é cheio de orgulho que dou os parabéns a todos os que tornaram este projecto possível com o seu tempo, a sua dedicação, o seu trabalho e a sua coragem. Na hora da derrota estas palavras podem ter um sabor amargo para quem passou horas infindáveis a preparar convívios, a pintar faixas ( e coletes ), a recortar e dobrar panfletos, mas acreditem que todo esse esforço não foi em vão. Servimos, acima de qualquer outra causa, a dos alunos, nossos colegas e amigos, e por isso, a todos, lista B, um muito obrigado.
Às outras listas, Ç, I e T, dedico também os parabéns, a todas pelo seu exemplo de trabalho pela escola, à lista I pela sua vitória.
No entanto, é agora à lista I que me dirijo relembrando um velho adágio político: votos com trabalho se conquistam e com trabalho se agradecem. A vitória que alcançaram, justa e democrática, sem qualquer dúvida, não se pode traduzir num ano de inactividade ou de desprezo pelas propostas que apresentaram aos nossos colegas. A mesma força que vos motivou para 3 dias de campanha deve ser a mesma que vos motivará para um ano de trabalho. Só assim, em anos futuros, a AE pode continuar a ter uma imagem de credibilidade junto da direcção da escola e dos alunos.
O futuro. Muitos são os caminhos que se nos apresentam agora pela frente. Podemos optar por baixar os braços, encolher os ombros e alinhar numa fácil troca de insultos e acusações, que certamente encontrarão eco do lado oposto, mas garanto, isso não é saber perder com honra. Saber perder com honra é manter a cabeça erguida e os braços sempre prontos para o trabalho. É não esquecer os votos que alcançámos e traduzir a vontade numa vigilância próxima da actividade da futura Associação. Com a mesma lealdade e transparência que nos apresentámos às urnas, devemos sê-lo no futuro, numa oposição saudável e amigável, para que a união dentro da nossa escola não saia prejudicada. Eu estarei para tal disponível e conto com todos aqueles que se sentirem na obrigação de honrar o compromisso com cada um dos votos que alcançámos ontem.
Não posso concluir sem antes defender a lista B de uma das acusações que marcaram toda a campanha e até o debate: o elitismo. Julgo paradoxal que, numa escola cuja tradição, história e resultados a colocam entre as melhores, entre a elite do ensino português, uma candidatura seja acusada, pejorativamente, de elitista. Nós, alunos da ESIDM, somos uma elite.

Um enorme abraço
André F. Morais

44 comentários:

inês santos disse...

Lembro-me de, no final da primeira reunião da lista, o João Melo dizer, antes de tu chegares: "...tenho a certeza que se o Morais aqui estivesse diria «se perdermos, perdemos com honra»...", e isso comprova-se com este último texto.
oBrigada a todos, lista B, muito oBrigada.

Marta Baptista disse...

Foi no final das férias que recebi uma mensagem a dizer “vamos abrir uma lista : )” , e acreditem que fiquei feliz, mas ainda assim reticente quanto à ideia.
Na primeira reunião vi, que para além dos meus amigos, tinha mais umas 20 pessoas curiosas por ver um novo projecto com novos ideais, e assim foi. Em cada reunião apareciam novos projectos e muito originais dos quais ainda hoje me orgulho. Foi também nas reuniões que decidimos que não ia ser um cargo na lista que ia fazer de nós pessoas mais ou menos importantes, porque a lista era um conjunto de pessoas e não o presidente e a direcção. Ainda assim, fiquei muito contente quando disseram que ia ser a secretária da lista, aliás fiquei contente com tudo o que me foi dado pela lista e pelo que dei à lista.
Nesta fase final trabalhei, trabalhei e trabalhei e não me arrependo de nada do que fiz, fiz o que podia. Conheci pessoas espectaculares e tenho a certeza que fiz grandes amigos. Acho que no fim marcamos pela diferença, através dos coletes, da faixa e de muitas mais coisas como os projectos. Acho que o que faltou foi só mesmo a vitoria. Mesmo assim, ontem percebi depois de chorar de reclamar, de berrar e de espernear, que há vezes em que perdemos.
A última lição que a lista me deu foi “perde com honra e ergue a cabeça, fizeste o que podias”.
OBRIGADA LISTA B, OBRIGADA A TODOS OS QUE VONTARAM EM NÓS! E parabéns à lista I.

Velho do Restelo disse...

e pronto, temos um grupo de deficientes mentais à frente da AE. tenho pena que, mesmo depois de uma vitória como a da Z no passado ano, se vote não por mérito mas por popularidade.

boa sorte Lista I, pois só mesmo com sorte conseguem fazer alguma coisa

parabéns Lista B, porque estiveram à altura de uma vitória devastadora, que apenas não o foi pela infeliz força dos preconceitos

Lista Ç e T, pouco vos tenho a dizer. gostava apenas de deixar que, embora com 151 votos no total, estes não valeram nem metade dos oitenta e poucos dos da X. deixaram muito a desejar.

como se comprovou nestas eleições, a juventude está a degenerar. gostava de saber se daqui por uns anos haverá sequer campanha e AE

P.S - só queria deixar, e para não denegrir nenhuma das 4 listas, que não pertenci a nenhuma delas, nem por nenhuma delas fiz campanha. o meu voto foi B, por decisão própria e independente a qualquer relação pessoal.

inês santos disse...

Cheguei e fiquei. Basicamente, foi isto. A primeira mensagem que recebi foi uma excitação, ainda nem tinha entrado no Dona Maria e já começava a agitação das listas. Ora, obviamente, não ia perder a primeira reunião de uma lista, ainda por cima com pessoas que já conhecia havia dois anos. Algumas, claro, mas eram o suficiente para estar motivada em estar presente. Cheguei e senti-me completamente aparte, estava sozinha no meio de umas 20 pessoas. Aí, alguém me chamou e ficou ao meu lado, não me deixou. Fiquei bem, era como se alguém tivesse sentido que devia fazer-me companhia. Ao fim do dia quase dava pulos de alegria, adorei todas as ideias expostas, todos os comentários, todas as pessoas. Era mais do que um grupo que queria trabalhar, era, acima de tudo, um grupo de amigos. Começaram as aulas e, com algumas reuniões, fui ganhando confiança com todas as pessoas. Conversas de corredor, de Messenger e trocas de mensagem, tudo perfeito com pessoas super simpáticas.
Chegaram os convívios: primeiro o Blackout, que para abrir, foi excelente; a seguir a festa de Halloween – ainda hoje acho que foi a melhor, não se cheirou os sovacos dos outros, como era um objectivo da B, mas deu para dançar, rir, descontrair e gritar de medo; por último o reBuçado, que correu ainda melhor que o Blackout.
Semana de campanha, oh, semana de campanha… apesar de ter corrido MUITO MAL, os coletes foram a melhor ideia de sempre. As minhas manhãs livres foram passadas em cima do palco, com livros ou pc, sempre embrulhada numa manta. Caga, por muito má que tenha sido, passei momentos excelentes.
Obviamente que há pessoas que não concordam com o que disse, mas poupem os comentários porque cada um tem o seu ponto de vista.
Agora quero falar do melhor de tudo: pessoas. É verdade que é a companhia que faz os momentos, e não os sítios, e a nossa lista é uma prova disso. Não posso mesmo deixar de dizer um grande OBRIGADO a todos, desde ao presidente até ao membro do núcleo para a libertação do idiota interior (é o último que consta no papel). Vocês são excelentes, pessoal, nunca pensei. Bastou cerca de um mês para me sentir uma de vocês, para sentir que a minha presença era necessária. Ou melhor, que a presença de TODOS era ali necessária. Sempre fomos todos iguais, e continuamos a ser. Obrigada à Kika, por me ter mandado a primeira mensagem, à Carolina, por não me ter deixado sozinha, à Mafalda, à Bia, à Marta, ao Guilherme, ao Bernardo, ao João Carvalho, ao Manuel, à Maria Rodrigues, à Ana Carolina, ao Gil, à Kika Chaves, ao Tomás e ao João Melo. Com alguns falei todos os dias, com outros duas ou três vezes, mas a verdade é que a presença de todos foi importante. Peço desculpa se me esqueci de alguém, não foi por mal, e também se não ajudei mais, mas foi porque não pude. oBrigada pelo modo como me integraram, por me terem ajudado a crescer, por tudo mesmo.
Agora, apesar de termos perdido, e como diz o André Morais, há que “manter a cabeça erguida e os braços sempre pontos para o trabalho”, encarar a derrota com honra, e agradecer a todos o voto de confiança que nos deram. oBrigada por nos terem motivado a trabalhar e a tentar marcar a diferença.
A derrota pode ter acabado com o nosso projecto, mas não acabou, não acaba nem nunca acabará com as amizades. Por tudo isto, eu digo:

B ontem, B hoje, B sempre.

Um aBraço a todos os BoBs:
Inês Santos


sábado, 21 de Novembro de 2009, 19:19:47

Kika Amaro disse...

E HOJE VAMOS ARRUMAR A GARAGEM E COMER CHOCAPICS!!

Anônimo disse...

Velho do Restelo:

Se nao fosse a Ç a semana de campanha tinha sido a pior de sempre, e digo te ja que a lista Ç ficou com mais votos de pessoal da lista I que da lista B, garanto-te eu.

O Anônimo disse...

alguém pode postar o numero de votos que cada lista teve sff

Anônimo disse...

Amen to that!
perdemos, mas fomos brutais na mesma!

Ps- parabéns, lista I

Charles Robert Watts disse...

Pois é Lista I.. Pois é.. Ganharam! E então?

Acho que poucas pessoas compreenderam o que realmente se passou aqui.. Acho que muito poucas pessoas se dignaram a ler os programas e a escrutinar com cabeça as pessoas que compõem as listas. Ninguém compreende o efeito que a vitória da lista I vai ter na AE.. Ninguém compreende o vazio de ideias e de propostas decentes que esta lista representa. Ninguém percebe a falta de coerência em termos de trabalho deste grupo de pessoas.

Ainda assim acho que devemos dar lhes um voto de confiança e esperar por um milagre. A todos do 12o ano espero que estejam satisfeitos pois da vossa AE vão ter muito pouco.

A todos os do 11o ano que sonham com as listas desejo vos sorte. Lembro as palavras do "Velho do Restelo" e do André Morais para vos dizer que as AE estão todos os anos a comprometer as Associações futuras. Os 151 votos da Ç e da T são exemplos claros disso. As pessoas pessoas já não acreditam na capacidade de uma associação para mudar a vida escolar, como tal acabam por penalizar as listas que vão às urnas das mais variadas formas. Espero que a Lista I inverta esta tendência (ou que pelo menos não a piore)

E é assim que me despeço, com fé num futuro melhor. Porque se a Lista Z foi a benesse que foi e, ainda assim, a comunidade escolar torceu o nariz eu imagino como estará o ambiente para o ano..

Anônimo disse...

Nos somos uma elite porque a maioria tem explicações, não é por mérito..

Anônimo disse...

A culpa nao é da lista Ç ou T, sim de quem vota Ç ou T. O que quero dizer é que cada um vota no que quer, nao interessa se a lista é a gozar ou nao. Mas quem vota numa lista a gozar depois nao se pode queixar de que a AE nao faz nada, verdade! Ja agora aboliamos o BE, o PCP, etc.. alias, deixavamos estar só o PSD e o PS. Que tal?

Anônimo disse...

se o andre morais ou o joao carvalho tivesse sido o vosso presidente voces ganhavam. o guilherme nao inspira grande confianca, como se viu no debate

Anônimo disse...

o Guilherme foi um excelente presidente, fica sabendo. Se o Ferrão foi eleito em vez dele por ser mais "conhecido" ou "fashion", então é bastante claro que a maioria dos alunos da ESIDM estão ainda mais longe da inteligência ou liberdade de pensamento individual do que eu achava.
"o guilherme é o nosso presidente!"

Anônimo disse...

Conhece o Guilherme, fala com ele uma vez que seja e depois cala a boca com humildade perante a pessoa que ele é e aquilo que poderia ter feito pela AE e por todos nos.

Anônimo disse...

.|.

Marta Baptista disse...

É verdade que o Guilherme não é tão popular como o Ferrão (sim porque é isto que continua (infelizmente) a importar à comunidade escolar mas, não é por isso que dava um pior presidente, muito pelo contrário...
É verdade que eu como tantos de vocês não gostava dele mas, e como foi referido no comentário de um dos anónimos, conheçam o Guilherme e calem-se. Ele é uma pessoa (que na minha opinião) mereceu muito o cargo que teve. E não me arrependo um único instante, de quando numa das reuniões para decidir o presidente, ter votado nele.
Em suma, o Guilherme é muito boa pessoa e antes de opinarem sobre ele (tal como eu fiz antes de o conhecer), falem com ele.

"O GUILHERME É O NOSSO PRESIDENTE, PRESIDENTE, PRESIDEEENTE"

Anônimo disse...

.|., o voto que ganhou

o que a comunidade escolar vai receber da AE durante um ano

.|.

nada mais

Anônimo disse...

propssss po pessoal

acurBa disse...

tou aqui em AP com a cats e com o PG. ta a ser uma aula porreira em que estamos a gozar com a Machada

Manuel Pinto dos Santos disse...

"Popular"? "Conhecido"? "Fashion"?

Ohcéus.
Será que estou numa daquelas séries americanas que os garotos vêem sobre adolescentes nas secundárias, em que há cheerleaders, e quarterbacks e nerds? "Popular"?

Tirem-me daqui. Por favor. Ou então, tragam a Lindsay Lohan.

Anônimo disse...

É isso mesmo, Manuel.
Daí as aspas em "fashion" e "popular". É triste que comunidade escolar queira viver no 90210.

Anônimo disse...

Ainda se fosse o The Orange Country.

Manuel Pinto dos Santos disse...

^Ahah, é refrescante saber que há quem nem saiba o nome da série, quer dizer que ainda há esperança

Anônimo disse...

^ Desculpa-me, nao percebi.

Anônimo disse...

Orange county, nao country.
mas concordo, era bem melhor!

mas já nos desviámos do tema, que era a lista b ter sido a melhor este ano, apesar de não ter tido mais votos!

Anônimo disse...

^ Caros colegas, já percebi. Obrigado pela correcção.

Anônimo disse...

Se não teve mais votos, então não era tão melhor...

De qualquer forma, acho que é tãaao fácil criar falsos julgamentos das pessoas. Neste caso, da actual ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES :)... Nem esperaram sequer que o primeiro período acabasse para dizer que não fazem nada. Aqui vê-se o bom carácter da Lista B.

Nunca vi ninguém a acusar a Mafalda Sá, a Joana Figueiredo, a Bárbara,... de serem sociais e elas eram tão conhecidas quanto o António Ferrão.

Dor de corno é lixada ;)

Anônimo disse...

minha cara, o problema não é o ferrão, nem a sua maior ou menor popularidade. o ferrão, e com todo o respeito que tenho por ele, é (ou era) uma excelente pessoa, trabalhadora, com ideias e empenhado. o problema é que a lista i não é só o ferrão, mas uma cambada de pessoal que, esses sim, não fazem nada, e só ganharam por popularidade. e isto já não podes desmentir. a lista i era a lista da elite popular do dona maria, e não há dúvidas. por acaso até lá estava o ferrão à frente. a lista i concorreu à AE não por querer trabalhar nesta mas por orgulho, por interesse em ganhar e afirmar-se perante a comunidade escolar.

a lista z, pelo contrário, tinha um núcleo que era muito forte, não assim tão popular, e que se juntou para realmente trabalhar. a lista z tinha projectos de jeito. a lista z era discreta, e não pretendia qualquer popularidade. e por isso a lista z formou uma boa AE.

a lista i duvido que o faça


quanto á dor de corno, sendo tu da i saberás mehor
ouvi dizer que isso é coisa que abunda entre os vossos elementos

Anônimo disse...

É que vocês ( A.E.) não vão conseguir por extravaganza a 5 euros para os alunos. Nem sei quem e que foi o pato que caiu nessa merda.

diser disse...

"a lista i não é só o ferrão, mas uma cambada de pessoal que, esses sim, NÃO FAZEM NADA, e só ganharam por popularidade" ???

posso estar enganado mas, ao que me pareceu, a lista i teve mais trabalho que a b sem duvida alguma, e foi por essa mesma razao que nao votei b. enquanto que a lista b ia fazer coisas em gráficas e pintar coletes (que nao devem ser muito cansativas), a lista i fazia iPod's gigantes, balcoes para dar comida (de graça), por exemplo. a vossa lista ate pode ter tipo muito trabalho mas por favor nao venham dizer que a lista i nao fez nada. nao falem do que nao sabem só porque nao ganharam

Anônimo disse...

Marta Baptista disse...
É verdade que o Guilherme não é tão popular como o Ferrão (sim porque é isto que continua (infelizmente) a importar à comunidade escolar

Anônimo disse...
o Guilherme foi um excelente presidente, fica sabendo. Se o Ferrão foi eleito em vez dele por ser mais "conhecido" ou "fashion", então é bastante claro que a maioria dos alunos da ESIDM estão ainda mais longe da inteligência ou liberdade de pensamento individual do que eu achava.
"o guilherme é o nosso presidente!"


Não voltes a dizer que não falavam do António Ferrão.


Continuando, se tu te tivesses interessado em assistir a alguma das nossas reuniões, a ter vindo à nossa garagem ou mesmo a ter estado ao pé de alguém da lista I nos intervalos, terias visto que "a elite popular do dona maria" trabalha tanto como os outros. Mentira! Trabalha mais e isso viu-se no resultado das eleições. Como já tinha dito, é muito fácil tirar conclusões do que não se conhece.
Apesar do António ser uma pessoa trabalhadora, empenhada, etc. (espanto-me ver-te a dizer isso depois de críticas e críticas contra ele) ele não conseguiria fazer o que a Lista I fez sozinho. Se tu foste tão empenhado na lista como te mostras a defender a lista perdedora, sabes bem que seria impossível.

Anônimo disse...

anónima de cima, dizias tu, "posso estar enganada"

pois, estás

a lista b pintou uma faixa de 100m, 300 coletes, faixas da equipa do bob, dobrou e cortou 1000 jornais, 500 folhetos, cortou umas centenas de b's, pintou-os. em suma, teve uma semana, todos os dias, sem parar, a trabalhar. a campanha foi quase toda feita por nós, e paga por nós.

falas de gráficas? acho que não somos estúpidos para escrevermos à mão os 1000 jornais e os 500 folhetos, os mais de 2000 flyers para convívios, ou quaisquer outras coisas. o b gigante que tínhamos e o placard do queBramos Barreiras foi-nos oferecido por um elemento da lista.

agora, se achas que isto não é trabalho, é porque nunca o sentiste na pele.

e é verdade que a i teve muito trabalho, não duvido disso. o iPod não é nada de muito complicado para fazer, mas o i gigante precisa de mesmo muito trabalho. no entanto, o trabalho de que falo não é esse. o trabalho de que falo é o trabalho fundamental para uma AE. é o trabalho nos projectos.

a lista i não tinha projectos, os únicos projectos da i era um, incerto, que consistiu num telefonema para a vodafone.

a lista b tinha projectos que tiveram de ser trabalhados com altas entidades, de grandes responsabilidades, negociados, e, acima de tudo criados. a lista b tinha projectos a nível da cidade e até do país, que precisariam e precisaram de muito trabalho e investigação, e muitas reuniões, e telefonemas, e e-mails. a lista b tinha, na verdade, projectos, e estava lá para trabalhar numa AE assim, não só para pintar coisas e recortar. isso é acessório

o problema é que a maior parte dos alunos não percebe isso.

Anônimo disse...

Pessoal, acalmem as hormonas! É obvio que os da B defendem os da B e os da I os da I! Nao vao chegar a um consenso. A questao é, ambas as listas trabalharam, ponto final. A semana de campanha foi melhor para a lista I (em relaçao a I - B), nao minha opiniao, mas nao foi nada que angariasse dezenas de pessoas! Foi aceitavel. A lista B teve uns problemitas tecnicos que enfim, tramaram-nos. A questao é:

- Ninguem pode dizer que o Ferrao (e mesmo o Guilherme) é mau presidente pois ambos trabalharam imenso, mas tambem nao podem dizer que é o maior porque até agora (passado uma semana lol) ainda nao fez nada (?) para a AE.

- Evitem comentários a dizer 'a lista I fez um iPod e isso da bue trabalho vamos dar lhes um voto pelo suor';

Isto é ridiculo, cada um faz o que acha que é melhor, as listas nao precisam ouvir estes lambe-botas. Tal como ja foi dito a lista B fez uma faixa de 100m, nao deve ser lá muito facil.

- Por fim acho ainda mais ridículo o pessoal da I vir para o blog da B dizer que sao maus perdedores. É mais que obvio que os da B estao com um melao enorme, afinal de contas ninguem gosta de perder, muito menos apos trabalhar imenso! Acho que um ser humano 'revoltado' (acaba por ser, e novamente, têm desculpa) no minimo que faz é arranjar uma desculpa, pois neles nao encontram nada de errado (afinal de contas fizeram o maximo que puderam)! Ou o Ferrao é o pop, ou a Ç e T roubam votos.. enfim. Acho que a B tambem nao se precisa desculpar tanto, alguma lista teria de ir abaixo.

Na minha opiniao a lista I é a lista em que após a tomada de posse todos se separam. Vao deixar o Ferrao lá em cima na merda, mas, novamente, é o que eu penso e espero estar errado.

Vamos lá a acabar com estes bate-bocas de listas porque as listas ACABARAM, agora temos uma AE. Se ela trabalhar sintam-se felizes, se nao eu cá estarei com vocês para lhes atirar um ovinhos em cima.

João Carvalho disse...

Yupi! Finalmente um comentário que valeu a pena ler

RRR disse...

Eu concordo com isso de dizer que o trabalho que interessa é o da A.E., mas bem que te vanglorias do que a lista B fez para a semana de campanha. Mas, não é essa a minha próxima crítica. Ah, aquele comentário sobre a lista I ter feito o iPod e o balcão, etc. não é meu.

Um funcionário instruído para ajudar os alunos em caso de um acidente não é importante? Dispendes um estojo de primeiros socorros? Os 7º, 8º e 9º anos não são importantes ao ponto de terem um espaço próprio na escola? Qualquer projecto que apoie o exercício físico e o espírito de equipa não interessa? Apoiar os alunos nos estudos e nas suas actividades culturais é estúpido? Sabias que é obrigatória a existência de um preçário em qualquer estabelecimento que venda comida?

A lista I andou a passar um folheto com TODOS OS PROJECTOS EXPLICADOS. Pelo que percebo, nem lhe pegaste.

Conclusão: A lista I não se interessa pelos alunos, mas a lista B interessa-se tanto que o único projecto em que pega é um que pouco tem a ver com ela. Além disso, para quem não se informa bem: "Projecto em discussão com a empresa referida".


Para diminuir qualquer confusão sobre o que escrevo, qualquer comentário meu vai ser assinado por RRR.

Anônimo disse...

ok, rui pedro, obrigado pelo comentário

RRR disse...

Há bocado era a Ana Luís, agora sou o Rui Pedro. Tanta especulação ;)

Anônimo disse...

ok, rui, és mesmo tu

a ana não era a ana luís, pelo menos pelo que se percebe dos comentários relacionados

RRR disse...

Okay, mas continuam a não responder ao que eu disse. Em vez de tentares adivinhar a minha identidade, arranja uma resposta.

AAA disse...

Desculpa se nao me lembro de tudo, mas o meu ponto foi captado. Nao defendo a lista I nem a B. A lista I, como é obvio, fez coisas bem feitas, tal como isso do jornal. Nao adianta irem ao pormenos porque o assunto ja passou e é perda de tempo. Sucintamente: ambas deram o melhor e fizeram o que poderam. Os alunos escolheram a I entao agora responsabilizem-se e nao se queixem do que a AE vai ser. E nunca digam 'a lista B (ou Ç ou T..) tambem nunca o fariam' pois isto ja nao se trata da lista B, nao se trata de 'SEs'. Isto agora é a lista I. Alguma lista teria de ser melhor que a outra em cada aspecto, como é obvio! Agora criticas só serao feitas à AE, acabaram as listas.

Autor do comment comprido, AAA

Anónimo XXII disse...

Tenho uma série de coisas para dizer. Cansam-me imenso estas controvérsias com comentários uns atrás dos outros, onde salvo algumas excepções ninguém diz nada que se preze. A Lista I ganhou, por isso não percam tempo da vossa vida de estudantes a chorar sobre leite derramado. Se a Lista I ganhou, foi porque trabalhou para tal, inspirando confiança nos alunos (não desfazendo na Lista B, que respeito e felicito). Se vai ser ou não uma boa AE logo se verá, mas sabemos que uma boa percentagem de alunos do Dona acreditou neles, mais do que a percentagem de alunos que acreditou na Lista B.
Uma vez que a Lista Z parece ser o modelo a seguir, lembrem-se que o núcleo central da Lista I ajudou ao sucesso da Z mais do que qualquer grupo da Lista B. Se a própria liderança da Lista Z confiou, por exemplo, no António Ferrão para seu vice-presidente, ninguém pode distancia-los em termos de trabalho ou empenho, quer em prol da Lista B quer em prol de ninguém. Uma vez que os fãs da Lista B insistem em identificar-se com a Z, perguntem ao vosso Presidente em que lista votou ele em 2008/2009.

A verdade é que o Dona Maria escolheu a Lista I, apesar de todas os defeitos que lhe são postos neste blog. Pelos vistos, um sufrágio representa bem melhor vontades e opiniões. Digam o que disserem.

Mónica Godinho disse...

isto é so doidinhos cobridores

Anônimo disse...

Tschuss! grosssssssse

Anônimo disse...

tu queres é entcher tchorisso!